quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Documentário Pão d'Ul

Documentário Pão d'Ul, um filme de Ricardo Praça, uma produção Monges do Nada - Associação.




Este projecto visa a divulgação e defesa do fabrico tradicional do Pão de Ul. Um tipo de pão, com mais de dois séculos de existência e que só se encontra nesta região, no distrito de Aveiro, concelho de Oliveira de Azeméis.




O aparecimento da A.S.A.E. e demais regras ao serviço de um bem comum, desconsiderando tradicionais confecções, com rigor e cuidar, ameaçam esta tradição. Os processos de fabrico do Pão d'Ul envolvem técnicas que já não respeitam certas regras de higiene e segurança estabelecidas. No entanto, as padeiras garantem que doutro modo não haveria Pão d'Ul. Não como nós o conhecemos. O segredo, o saber, estão na tradição: no forno, na lenha, no amasso. No entanto, esta arte foi e é ainda hoje uma fonte de subsistência para muitos habitantes da região, não só ligados ao seu fabrico e comercialização, mas também na área da moagem e plantação de cereais.




Trabalho realizado por Ricardo Praça, no âmbito de uma cadeira da Universidade, membro fundador e dirigente da associação, com o apoio de Monges do Nada - Associação.





A versão final encontra-se em processo de edição de imagem e devida sonorização.

Esta edição consta do plano de actividades da Monges do Nada - Associação agendada para o início do ano de 2009.





Monges do Nada


3 comentários:

al disse...

boas, e produção fotografica tb entra no ambito da associação?? ;)

grande abraço

sof* disse...

nada mais maravilhoso do que o pãozinho de Ul!

Carlos Costa disse...

Olá,

Sou o Carlos Costa, animador sociocultural e trabalho em OAZ. Como posso ter acesso a esse documentário? Fica o meu e-mail: carlos.costa@apdasc.com

Carlos Costa